Foto: Reprodução
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram dezenas de motociclistas fazendo manobras arriscadas em uma avenida que liga Lisboa a Cascais. A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal abriu uma investigação para identificar os envolvidos na realização de um “rolezinho” de moto na noite desta terça-feira. Vídeos gravados e compartilhados pelos próprios motociclistas mostram dezenas deles circulando na contramão e fazendo manobras perigosas. Nas redes sociais, portugueses afirmam que os responsáveis pelo “passeio” são brasileiros.
As imagens foram gravadas na Avenida Marginal, na altura de Oeiras e Estoril. Em um trecho, é possível ver um motociclista com a moto empinada, enquanto outros circulam sobre a calçada.
Assustados, os motoristas dos carros tiveram que parar seus veículos na via. No vídeo, é possível ouvir o condutor de um carro gritando “olha a polícia”, na tentativa de conter os motociclistas.
De acordo com a imprensa portuguesa, a PSP “tem conhecimento da situação” e já iniciou “um trabalho de identificação dos intervenientes, para a subsequente tramitação processual”.
Nas redes sociais, a comunidade brasileira foi alvo de xenofobia após os vídeos viralizarem. “Importas favelados, tornas-te numa favela”, escreveu um português. “Vergonha desses favelados”, afirmaram outros. “Prendam esses arruaceiros e deportem. E se tiverem, de algum modo, obtido cidadania portuguesa, que seja revista”, disse outro.