Foto: Reprodução/Redes sociais
Na tarde desta quarta-feira (19), Louisiana se tornou o primeiro estado dos Estados Unidos a exigir que os Dez Mandamentos sejam afixados nas salas de aula. “Os Dez Mandamentos são documentos fundamentais do nosso governo estadual e nacional”, afirmou o governador republicano Jeff Landry.
Os opositores questionam a constitucionalidade da medida, alertando para possíveis ações judiciais, enquanto os apoiadores destacam o significado histórico dos Dez Mandamentos.
Os Dez Mandamentos foram dados por Deus a Moisés no Monte Sinai, conforme registrado na Bíblia, especificamente nos livros do Êxodo (Êxodo 20:1-17) e do Deuteronômio (Deuteronômio 5:4-21). Eles são:
- Não terás outros deuses além de mim.
- Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
- Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
- Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
- Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.