Marcia Reis, autora do livro “Aventuras de Mochila” e viajante brasileira de 60 anos, enfrentou etarismo ao ser recusada em um hostel em Bruxelas por ultrapassar o limite de idade de 40 anos. Ela expressou surpresa e desapontamento, tendo que buscar outra hospedagem após o incidente.
Marcia, que documenta suas viagens no Instagram, destacou a necessidade de maior conscientização sobre o etarismo, que vai além da hospedagem e afeta outras atividades como trilhas guiadas.
No Brasil, o etarismo em estabelecimentos como hotéis e albergues é objeto de um projeto de lei proposto em 2023 pelos deputados Marcos Tavares e Daniel Agrobom, visando criar o Programa Nacional de Prevenção ao Etarismo. O projeto busca combater a discriminação por idade com medidas educativas e suporte jurídico e psicológico às vítimas.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara discutiu o tema em uma audiência pública no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e Combate ao Etarismo, lançando a campanha “Quebrando barreiras, unindo gerações” para lutar contra estereótipos e promover a inclusão social dos idosos.