Don Petit, astronauta da Nasa, compartilhou uma foto noturna do estado de São Paulo capturada da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2003, através das redes sociais no domingo (16). A imagem destaca as diferenças na iluminação urbana e foi comentada pelo astronauta no X (antigo Twitter).
Don Petit/ Nasa
Petit descreveu a paisagem iluminada como um mosaico de luzes de vapor de mercúrio e sódio, visíveis do espaço. Ele observou que a luz verde-azulada do vapor de mercúrio predomina nas áreas centrais mais antigas de São Paulo, enquanto a luz amarela do vapor de sódio é mais comum nas regiões periféricas mais novas.
Além disso, ele enfatizou a iluminação distinta da região costeira de Santos, marcando uma transição nítida para a escuridão do Oceano Atlântico.
A ISS serve como um laboratório espacial multifuncional onde se conduzem pesquisas em diversas áreas científicas, incluindo fisiologia humana e engenharia, contribuindo com conhecimentos essenciais para futuras missões espaciais.
Veja a publicação:
Sao Paulo, Brazil at night, showing a patchwork of mercury VS sodium vapor lighting visible from @Space_Station.
— Don Pettit (@astro_Pettit) June 16, 2024
Older mercury vapor lighting is seen as blueish-green in the older, center part of town while yellow sodium vapor lighting appears in the newer surrounding regions.… pic.twitter.com/uDFDToP6iR