Às 6h30 da manhã no Japão, um ritual se desenrola enquanto o país desperta. Lá, muitos iniciam o dia com o Taiso, uma prática de alongamentos matinais. Alguns preferem a privacidade de seus lares, enquanto outros se reúnem em locais públicos ou no trabalho para realizar os exercícios em grupo. O objetivo comum é ativar o corpo e promover a saúde.
Conforme informações do jornal O Globo, o Taiso é um dos segredos mais bem preservados do Japão e pode parecer peculiar para os ocidentais. A tradição persiste através das gerações, mantendo-se como um ritual diário.
O Rajio Taiso (ラジオ体操), ou “ginástica do rádio”, é um programa de calistenia matinal de cinco minutos transmitido pela Nippon Hōsō Kyōkai (NHK) há quase um século, sempre às 6h30.
Sua origem remonta aos anos 20, inspirada por uma iniciativa de Nova York. Em 1928, a NHK começou a transmitir o Rajio Taiso para celebrar a coroação do imperador Hirohito. Inicialmente, o programa incluía mensagens nacionalistas, mas com o tempo, essas foram substituídas por música de piano e o foco mudou para a saúde da população.
Existem três versões oficiais do Rajio Taiso: exercícios gerais, exercícios para idosos ou pessoas com deficiência e exercícios de fortalecimento. A médica esportiva Alejandra Hintze destaca que os diferentes níveis tornam o Taiso acessível para todas as idades e condições físicas.
Apesar da diminuição do uso do rádio, em 2009 foi revelado que 20% dos japoneses e 76,4% das escolas primárias ainda praticavam o Taiso diariamente. Além disso, uma pesquisa de 2014 indicou que cerca de 60% das crianças japonesas realizavam o rajio taisō durante o verão.
A prática pode ser realizada em qualquer lugar com um rádio ou celular. Especialistas sugerem que essa rotina pode contribuir para a longevidade e saúde dos japoneses, já que os índices de doenças ligadas à inatividade física são baixos no país.
O médico Santiago Kweitel elogia o método e seus benefícios para a mobilidade articular, flexibilidade e força. Ele adverte que cinco minutos de Taiso não são suficientes para atender às necessidades semanais de atividade física de um adulto médio, mas é um bom ponto de partida.
Hintze recomenda um check-up antes de iniciar a prática e sugere começar progressivamente. Francesc Miralles e Héctor García, autores de “Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz”, observaram que muitos idosos em Okinawa praticam o Taiso diariamente como parte de seu movimento cotidiano.