Foto: Reprodução.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) está empenhado em garantir que os Jogos Olímpicos de Paris-2024 sejam lembrados exclusivamente pela celebração esportiva. Para isso, além de um robusto esquema de segurança, anunciou que irá salvaguardar os atletas de mensagens ofensivas nas redes sociais por meio de Inteligência Artificial (IA). As informações são do Correio Braziliense.
Segundo o COI, a IA será utilizada para excluir automaticamente quaisquer mensagens abusivas direcionadas aos 15 mil atletas e autoridades presentes em Paris, conforme divulgado pelo presidente da entidade, Thomas Bach.
A medida visa prevenir discriminações raciais e de gênero, bem como evitar distrações decorrentes de conflitos internacionais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e as tensões entre Hamas e Israel em Gaza. O objetivo é manter o foco dos atletas nas competições e preservar o ambiente pacífico do evento.
Bach explicou que a IA será aplicada em diversas áreas durante os Jogos, destacando a proteção online como uma das principais. Ele estimou que meio bilhão de postagens serão feitas nas redes sociais durante o período, o que demandaria 16 anos para uma leitura individual de cada uma, justificando assim a necessidade do sistema de proteção automatizado.
O COI prometeu uma ferramenta proativa de IA para o monitoramento e exclusão de conteúdo abusivo, protegendo os participantes de ataques cibernéticos.
Atletas da Rússia e Belarus competirão sob uma bandeira neutra, decisão que gerou descontentamento em algumas comunidades. A IA também filtrará e protegerá contra conteúdos políticos potencialmente provocativos. No entanto, o COI não especificou as diretrizes para o uso das redes sociais pelos atletas ou como eles devem responder a tais situações.