Centenas de passageiros da Qatar Airways enfrentaram uma situação angustiante quando ficaram presos por três horas dentro de um avião com portas fechadas e sem refrigeração. O incidente ocorreu pouco antes do voo decolar do Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia, com destino a Doha, no Catar, na última segunda-feira (10).
حالات إغماء على متن رحلة الخطوط القطرية بعد تعطل نظام التكييف في الطائرة..
— عشاق عالم الطيران (@AviationWG) June 13, 2024
الطائرة من طراز B777-300ER كانت على وشك الإقلاع من اثينا ATH 🇬🇷 إلى الدوحة DOH 🇶🇦 في الرحلة QR204 يوم الإثنين، إلا أنها تعرضت لخلل فني في نظام التكييف قبل الإقلاع.
بقي الركاب في الطائرة لمدة 3 ساعات ونصف… pic.twitter.com/twyw7YXCBm
Esse pessoal ficou preso em um avião da Qatar Airways na Grécia, por mais de três horas, sob temperaturas que atingiram 52° C. O vôo estava atrasado no aeroporto de Atenas e o ar condicionado estava com defeito.
— Paulo de Andrade ⚖️ (@e_legalmente) June 14, 2024
Os passageiros reclamaram que o capitão se recusou a permitir o… pic.twitter.com/LXiyej9Lly
Vídeos compartilhados nas redes sociais e por agências de notícias mostram passageiros encharcados de suor, alguns chegando a desmaiar devido à desidratação, além de homens sem camisa (veja acima). De acordo com a Reuters, também houve relatos de sangramento nasal entre os passageiros devido ao desconforto extremo.
A situação se agravou quando passageiros insatisfeitos entraram em confronto com a tripulação de cabine. O capitão, diante da briga, autorizou o desembarque dos passageiros, permitindo que retornassem ao aeroporto.
Minutos após o desembarque, uma fumaça branca foi vista saindo da fuselagem da aeronave, enquanto caminhões de bombeiros permaneciam em alerta nas proximidades.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (14), a Qatar Airways, eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2024, lamentou o ocorrido. Veja a nota completa abaixo.
É importante ressaltar que a Grécia enfrenta uma onda de calor com temperaturas acima dos 40ºC. O país chegou a anunciar o fechamento da Acrópole, um dos pontos turísticos mais famosos, na quarta-feira (12), como medida de proteção aos turistas diante do forte calor.
Nota da Qatar Airways sobre o incidente de falha no ar condicionado nesta sexta (14):
“A Qatar Airways pede sinceras desculpas aos passageiros que viajavam no voo QR204 de Atenas (ATH) para Doha (DOH) na segunda-feira, 10 de junho de 2024, pelo atraso devido a um problema técnico.
Como resultado, todos os passageiros foram convidados a desembarcar da aeronave e receberam suporte da nossa equipe no Aeroporto Internacional de Atenas, enquanto as equipes de manutenção em terra trabalhavam para resolver o problema. Posteriormente, o voo partiu de ATH, chegando a DOH às 10h39, horário local, na terça-feira, 11 de junho de 2024, onde estendemos nosso total apoio a todos os passageiros afetados para garantir que fossem realocados em conexões até seus destinos finais.
A segurança dos nossos passageiros e tripulação é nossa maior prioridade em todos os momentos, e na chegada a DOH nos desculpamos a cada passageiro afetado por esta perturbação imprevista e pelos inconvenientes causados. Além disso, os passageiros foram informados dos seus direitos a indenizações de acordo com a regulamentação aplicável.”