Um idoso de 72 anos foi internado para realizar uma cirurgia de hemorroida, mas a equipe médica cometeu um equívoco e operou sua vesícula.
O paciente foi hospitalizado na terça-feira (11) na Santa Casa de Birigui (SP) para o procedimento. No entanto, o erro só foi percebido horas depois, quando ele já estava fora do centro cirúrgico. Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela família na Polícia Civil da cidade, o homem acordou da anestesia com dores na região abdominal e notou um curativo em sua barriga, exatamente onde a vesícula está localizada. Foi nesse momento que o erro médico veio à tona.
A Santa Casa de Birigui reconheceu o erro e informou que abriu uma sindicância para apurar o ocorrido. Verificou-se que os médicos realizaram uma colecistectomia, procedimento para a retirada da vesícula por meio de incisão no abdômen, em vez do procedimento correto para tratar as hemorroidas na região anal.
Em nota, a instituição afirmou que preza pelo cumprimento da lei e dos princípios constitucionais e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis.
O idoso recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (13). A Santa Casa de Birigui se colocou à disposição para realizar a cirurgia correta de hemorroidas, mas ainda não foi informada a data para o procedimento.
Vale ressaltar que a vesícula está localizada na parte inferior do lobo direito do fígado e é responsável por armazenar a bile, que atua na digestão de gorduras no intestino. Sua retirada não implica risco de vida ao paciente, mas requer mudanças nos hábitos alimentares para evitar possíveis desconfortos.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.