Na noite desta terça-feira, 11, o filho de Françoise Hardy, Thomas Dutronc, anunciou nas redes sociais o falecimento da renomada cantora francesa. Com uma carreira marcada por discrição e melancolia, Hardy conquistou o coração de uma geração nos anos 1960.
Françoise Hardy — Foto: Getty Images
Seu maior sucesso, a canção “Tous les garçons et les filles,” a posicionou como a única representante francesa no ranking dos 200 melhores cantores de todos os tempos, segundo a revista americana Rolling Stone, em 2023. Em 2004, ela enfrentou seu primeiro diagnóstico de câncer.
Nascida em 1944 em Paris, Hardy, filha de uma mãe solteira, iniciou sua jornada musical aos 16 anos com sua primeira guitarra. No cenário musical parisiense agitado dos anos 1960, ela se destacou, mesmo à sombra do rock and roll anglo-saxão e ao lado de estrelas emergentes como Johnny Halliday.
Além de sua música, Françoise Hardy também se tornou um ícone da moda. Seu estilo andrógino e discrição a diferenciaram das estrelas exuberantes da época. Ela personificou a elegância que logo dominaria as passarelas globais, exibindo com perfeição os futuristas vestidos metálicos do estilista Paco Rabanne. O famoso fotógrafo americano William Klein a imortalizou em preto e branco.