No último sábado, duas aeronaves operadas pela Air India e IndiGo quase se chocaram na pista do aeroporto de Mumbai, na Índia. Os aviões estavam a poucos segundos de colidir quando uma aeronave pousou enquanto outra decolava. Imagens impressionantes mostram o avião da Air India decolando logo após o pouso do avião da IndiGo.
Momentos de tensão: avião pousa poucos metros atrás de outro e por pouco não acontece uma colisão em aeroporto pic.twitter.com/GCN8dv7t7p
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) June 10, 2024
Após esse incidente assustador, o órgão de vigilância da aviação do país iniciou uma investigação. Um porta-voz confirmou que estão apurando os detalhes e já retiraram o controlador de tráfego aéreo envolvido no incidente.
Segundo informações, o voo AI657 da Air India estava decolando em 8 de junho, autorizado pelo Controle de Tráfego Aéreo a entrar na pista e, posteriormente, autorizado a decolar de acordo com os procedimentos estabelecidos. O voo 6E 6053 da IndiGo, proveniente de Indore, recebeu autorização de pouso no mesmo dia no aeroporto de Mumbai, e o piloto seguiu as instruções do ATC.
Vale ressaltar que o aeroporto de Mumbai possui apenas uma pista, processando cerca de 46 partidas e chegadas por hora. Os controladores de tráfego aéreo podem autorizar até duas partidas e duas chegadas em três minutos, mas esse tempo pode ser reduzido se a visibilidade estiver ideal.
A investigação continua para esclarecer os detalhes desse momento aterrorizante e garantir a segurança dos voos no aeroporto.