Foto: Reprodução.
O peixe-remo é uma espécie incomum, envolta em lendas ao redor do mundo. Com um corpo longo e achatado que pode atingir até 11 metros de comprimento, sua forma lembra muito um remo. Vivendo em profundidades oceânicas extremas, é raramente avistado, e suas aparições são frequentemente associadas a tragédias como terremotos e tsunamis, ganhando o título de “peixe do fim do mundo”.
No início de junho, o jornal The Mirror relatou a aparição de um peixe-remo em uma praia no Vietnã, onde algumas pessoas teriam consumido o animal em um banquete. Em março, turistas avistaram a espécie no México. Essas duas aparições em poucos meses chamaram a atenção dos internautas devido à reputação do peixe.
Em 2011, exemplares do peixe-remo foram avistados em áreas costeiras antes do terremoto e tsunami que atingiram a costa oeste do Japão, especialmente Fukushima. Desde então, os japoneses passaram a acreditar que a abundante captura do peixe-remo é uma “premonição” de catástrofes.
Como é a lenda do peixe-remo?
A lenda ressurgiu em 2011, com o tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico, quando um desses animais reapareceu após anos sem ser visto na região. De acordo com a crença, o peixe vivia nas profundezas das águas próximas a uma ilha japonesa e, quando decidia voltar à superfície, era responsável por terremotos, sendo chamado de “mensageiro” do palácio do deus do mar.