A famosa Cachoeira Yuntai, localizada no Parque da Montanha Yuntai, na província de Henan, China, atraiu atenção especial recentemente. Um vídeo divulgado nas redes sociais revelou que suas impressionantes quedas podem ser abastecidas artificialmente por um cano de água.
Imagens divulgadas sugerem que famosa cachoeira da China pode ser falsa e administração do parque se pronuncia pic.twitter.com/wsN6R2EJWP
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) June 7, 2024
O parque, classificado com a mais alta categoria AAAAA pelo Ministério da Cultura e Turismo chinês, descreve a origem da água como “semelhante à Via Láctea voando”. No entanto, o vídeo sugere que a fonte pode não ser tão natural quanto os visitantes acreditavam.
A administração do Yuntai Mountain Park respondeu, explicando que mudanças na estação seca exigiram um impulso extra para manter a cachoeira em sua beleza máxima. A cachoeira, segundo eles, passou por “uma pequena melhoria durante a estação seca”.
Apesar do choque inicial causado pelo vídeo, algumas pessoas nas redes sociais defenderam o parque, afirmando que a fonte de uma cachoeira não é o principal motivo para visitá-la.
Yuntai não é a única cachoeira chinesa a enfrentar desafios durante as estações secas. A Cachoeira Huangguoshu, na província de Guizhou, também precisou de intervenções, incluindo a construção de uma barragem em 2004 para manter o fluxo contínuo.
Em resumo, a beleza natural e a engenhosidade humana coexistem para preservar essas maravilhas naturais, mesmo quando a estação não colabora totalmente.