O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou nesta quarta-feira (5.jun.2024) que a “‘rachadinha’ [repasse de salários] está liberada” para que o deputado federal André Janones (Avante-MG) possa comprar “seus vibradores”.
Gayer fez referência ao arquivamento do pedido de cassação de Janones pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, decisão tomada mais cedo na quarta-feira. A sessão terminou em tumulto.
Em vídeo gravado em seu gabinete, Gayer, em tom de brincadeira, afirmou que metade do salário de sua equipe será direcionada ao deputado do Avante.
“A ‘rachadinha’ está liberada só para o Janones. Metade do salário de vocês vai para o Janones, para ele poder comprar os vibradores dele, os negócios dele”, declarou.
Janones estava sendo investigado por um suposto esquema de “rachadinha” em seu gabinete, onde ele teria solicitado parte do salário dos funcionários. O Partido Liberal (PL) apresentou um pedido de cassação na comissão em novembro de 2023.
O pedido foi rejeitado pelo relator, Guilherme Boulos (Psol-SP), com 12 votos contrários e 5 favoráveis. Após a decisão, Janones e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) trocaram empurrões e insultos.
“Graças às ações do Boulos, do PT e da esquerda aqui na Câmara dos Deputados, a ‘rachadinha’ está liberada, não é mais crime”, declarou Gayer em publicações nas redes sociais.