Foto: GabiSanda via Pixabay
Você já procurou prazo de validade em cápsulas de café e não encontrou? O Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD) solicitou explicações a três fabricantes — Nestlé, L’Ór e 3 Corações — a respeito da falta dessa informação nos seus produtos. Segundo a entidade, o dado tem sido colocado nas caixas de papel das marcas, geralmente descartadas pelo consumidor.
O instituto ainda questiona a falta do número de lote do produto nas cápsulas de café, já que é este dado que pode ajudar a identificar itens com problemas. Além do pedido de explicações, foi emitida uma nota técnica recomendando o registro das duas informações nas cápsulas de café.
— Sem ter certeza sobre o prazo de validade e o número do lote, o consumidor pode estar correndo riscos de saúde e de vida. O Código de Defesa do Consumidor determina que as informações sobre produtos e serviços sejam claras, adequadas, precisas e ostensivas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também estabelece normas no que diz respeito à rotulagem de alimentos embalados — defende Felipe Manhães, diretor do IBCTD/ES, que assina o documento enviado às empresas.
No ofício enviado às empresas, o IBCTD destaca que geralmente as cápsulas são armazenadas em recipientes próprios dos clientes, deixando os mesmos sem informações para sua segurança. Além disso, como as cápsulas são opacas, o consumidor não consegue sequer avaliar o aspecto do café antes de prepará-lo. A validade de um café dura, em média, 12 meses.
O que dizem as empresas
Procurada pelo jornal EXTRA, a JDE, empresa que tem no seu portfólio a marca de café L’Ór, argumentou que não vende cápsulas avulsas e suas embalagens, com dez cápsulas, têm a data de validade e o número do lote impressos de forma legível e permanente. A empresa afirmou ainda que as cápsulas da marca L’Ór são fabricadas e comercializadas em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades competentes e com a proteção dos direitos do consumidor.
A Nestlé, por sua vez, afirmou que não se posicionará sobre o tema. A marca 3 Corações não se manifestou até o horário desta publicação.
com informações do Jornal Extra