Nesta quarta-feira (28), o candidato Rodrigo Garcia (PSDB), foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a perder o dobro do tempo de rádio por cada inserção publicitária em que usou uma fala do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre as escolas de tempo integral em São Paulo de forma “desvirtuada” e por “trucagem de áudio” .
Segundo o g1, a juíza Maria Cláudia Bedotti considerou que a campanha de Rodrigo ao governo do estado fez uso da frase do adversário de forma enganosa, dando a entender que Tarcísio de Freitas comparou as escolas de tempo integral de São Paulo com prisões.
Segundo a magistrada, a seleção de fala do candidato por parte dos tucanos foi “profundamente desvirtuada de seu contexto original, com o intuito inequívoco de degradar a sua imagem perante o eleitorado”.
A juíza entendeu, ainda, que houve, na propaganda de Rodrigo, uma “criação falsa da realidade, oriunda de uma trucagem de áudio que descontextualizou sua frase” em nove inserções veiculadas no rádio.
Em razão da decisão, Rodrigo Garcia foi condenado à “perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ato ilícito, no período do horário gratuito subsequente”.
A campanha de Tarcísio disse que, com isso, terá direito de resposta em 18 inserções de Rodrigo no último dia de horário eleitoral no rádio, nesta quinta-feira (29).