Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap
Diante dos seus 23 anos de existência, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes poderá estar próxima de se despedir de sua primeira e icônica identidade visual.
Com a primeira grande mudança de pintura em 2015, a companhia praticamente concluiu a aplicação da sua recente roupagem em quase 9 anos, quando o PR-GXZ, avião que já não faz mais parte da companhia, foi o primeiro a receber a nova identidade.
Estima-se que cerca de 4 aeronaves ainda mantenham a pintura antiga da GOL, sendo duas delas em operação:
- PR-GUL Boeing 737-800 / em operação
- PR-VBX Boeing 737-700 / em operação
- PR-GUH Boeing 737-800 / parado em Confins
- PR-GTG Boeing 737-800 / parado em Congonhas em Check-C
Vale lembrar que a primeira pintura da GOL sofreu algumas mudanças sutis ao longo da trajetória da companhia aérea, incluindo a adoção de motores laranjas e posteriormente a adição do logotipo GOL+ para divulgar uma nova categoria de assentos oferecidos pela companhia, além da inclusão do símbolo do Wi-Fi na parte inferior de suas aeronaves.
Em julho de 2015, a companhia lançou a sua nova identidade visual, utilizada atualmente, momento em que a companhia também anunciou o seu novo padrão de cabine com assentos de couro ecológico e novos snacks.
Apesar do novo logotipo mais limpo e moderno, a empresa aérea realizou outra mudança na identidade em outubro de 2018, mais especificamente no elo entre as letras “O”, que antes dava a entender como “GOOL” para alguns passageiros.
Confira a diferença abaixo:
Por fim, ainda não se sabe se todas as aeronaves restantes que ainda ostentam a antiga pintura receberão a nova identidade visual ou se manterão a antiga pintura até o fim do contrato do leasing.
De qualquer forma, ainda é possível acompanhar uma das pinturas mais emblemáticas da aviação brasileira quando falamos do início dos anos 2000, entretanto, fica evidente que o fim do uso da logomarca pioneira pode estar com os dias contados.