Na última terça-feira (28/5), uma briga generalizada entre estudantes ocorreu em frente à Escola Estadual Paraíso Cavalcanti, localizada no interior de São Paulo, na cidade de Bebedouro. A pancadaria foi filmada e amplamente divulgada nas redes sociais.
Em um dos vídeos, é possível observar duas adolescentes envolvidas em socos e puxões de cabelo, enquanto outros estudantes, incluindo crianças, formam uma roda ao redor delas na calçada. Os gritos, xingamentos e celulares registrando a cena tornam o ambiente ainda mais tenso.
➡️ Pancadaria de estudantes em frente a escola acaba na delegacia
— Metrópoles (@Metropoles) May 30, 2024
Estudantes protagonizaram uma briga generalizada em frente a uma escola estadual de Bebedouro; a mãe de uma das envolvidas registrou boletim
Leia: https://t.co/9JEtBFJ3bF pic.twitter.com/xSU9tJqjY6
Uma terceira adolescente entra na confusão e começa a dar chutes em uma das meninas caídas. Logo em seguida, um menino também se junta à briga, chutando a estudante. Três outros garotos intervêm e derrubam o agressor com socos e pontapés.
As imagens também mostram duas mulheres adultas tentando separar os envolvidos e impedir a continuidade da briga.
Segundo informações do Metrópoles, a mãe da vítima, uma adolescente de 14 anos, compareceu à Delegacia de Bebedouro para relatar a agressão. O caso foi registrado como lesão corporal pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A vítima foi orientada sobre o prazo para oferecer representação criminal, considerando que se trata de um crime de ação penal condicionada.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) esclareceu que a briga ocorreu fora das dependências da escola, na saída dos alunos no período da tarde. As estudantes envolvidas foram convocadas, junto com seus responsáveis, para orientação. A Ronda Escolar também foi acionada para acompanhar o caso.
Os responsáveis por uma das estudantes optaram pela transferência dela para outra escola, e esse pedido foi acatado pela Seduc. A equipe local do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar está atuando na escola para conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de um ambiente seguro e respeitoso.