Com um desempenho surpreendente nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, o influencer Pablo Marçal enfrenta um possível obstáculo: a participação nos debates televisivos. Caso realmente se torne candidato, ele pode ser excluído desses importantes eventos.
Marçal ganhou destaque ao obter 10,4% das intenções de voto na pesquisa realizada pela AtlasIntel e 7% na pesquisa do Datafolha. Ele lançou-se como pré-candidato a prefeito pelo nanico PRTB, partido que ficou conhecido graças ao seu finado presidente, Levy Fidelix.
No entanto, a legislação eleitoral vigente impõe uma restrição. As emissoras de TV são obrigadas a convidar apenas os candidatos cujos partidos tenham pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Infelizmente, o PRTB não atende a esse critério. A sigla elegeu seu último deputado em 2014 e, nas duas eleições subsequentes (2018 e 2022), o partido não conquistou representação no Legislativo, apesar de ter eleito o vice-presidente Hamilton Mourão em 2018.
O influencer Marçal parece incomodar especialmente o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Em entrevista, o prefeito admitiu que Marçal pode tirar mais votos dele do que dos outros candidatos.