O nível do Lago Guaíba atingiu 3,72 metros às 06 horas desta terça-feira (28), marcando a menor cota deste mês. Nas últimas 24 horas, o lago registrou uma queda de mais de 20 centímetros.
Em contraste, a cota mais alta já registrada ocorreu no dia 6 deste mês, quando as marcações no Cais Mauá atingiram 5,33 metros.
A redução do nível é atribuída aos fortes ventos vindos do nordeste, que contribuem para a vazão, conforme explicado por Rodrigo Paiva, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Apesar do recuo das águas, o Guaíba ainda está cerca de 70 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 3 metros. A previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul deve manter os níveis elevados.
“As previsões indicam que o nível continuará diminuindo, embora possa haver atrasos devido ao represamento causado pelos ventos do sul e ao volume de água proveniente dos afluentes dos rios, ainda afetado pelas chuvas da semana passada”, explica Paiva.
Os modelos de projeção não apontam risco de nova elevação na próxima semana.
Além do Guaíba, as bacias dos rios Caí, Taquari, Porto Alegre, Laguna dos Patos e Uruguai estão em alerta de inundações emitido pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB).
Cronologia da Cheia do Guaíba:
- 6 de maio: Maior nível registrado, atingindo 5,33 metros.
- Após o pico: Iniciou-se uma recessão lenta a partir do dia 8.
- Dia 9: Pela primeira vez desde a cheia, ficou abaixo dos 5 metros.
- Dia 11: Registrava 4,56 metros.
- Dia 14: Repique com maior elevação, superando 5,2 metros.
- Redução lenta após o repique: Durou cerca de uma semana.
- Dia 22: Pela primeira vez, ficou abaixo dos 4 metros.
- Dia 24: Atingiu 4,31 metros.
- Segunda-feira, 27: Iniciou o recuo das águas, ficando abaixo dos 4 metros.
- Terça-feira, 28: Guaíba registrou o menor nível desde a cheia, com 3,72 metros.
Tempo Futuro e Alerta de Chuvas:
As projeções indicam que o Guaíba pode levar no mínimo 12 dias para ficar abaixo da cota de inundação (3 metros), conforme divulgado pelo SGB.
O Rio Grande do Sul está em alerta para chuvas, com possibilidade de até 90 milímetros em algumas regiões até quarta-feira (29), segundo a Defesa Civil. A formação de um ciclone extratropical no oceano pode trazer ventos de até 80 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas e vento costeiro na região nos próximos dias.