Pesquisa Atlas sobre a eleição presidencial, divulgada nesta terça-feira (27), coloca em xeque a credibilidade das outras. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente, com 48,3% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 41%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
Fato curioso é que os demais levantamentos dão quase 20 pontos de vantagem para o petista, enquanto essa dá apenas 7. A campanha de Lula certamente deve ter acendido a luz vermelha e a preocupação já deve tomar de conta do PT.
Com a eleição mais perto, os números começam a ficar mais próximos. No entanto, o que há de real deve ser mostrado nas urnas, no dia 2.
Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 3,5%; Simone Tebet (MDB), com 2,1%, Felipe D’Avila (Novo), com 1,3%; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.
Vera Lucia (PSTU) marca 0,2%; José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) ficam com 0,1%. Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não sabem em quem votar somam 2,3%.
A pesquisa coletou respostas de 4.500 pessoas via web entre os dias 22 e 26 de setembro. Os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).
A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02714/2022.