Foto: Reprodução.
Javier Milei, o atual presidente da Argentina, é o destaque da edição de 10 de junho da renomada revista norte-americana Time. As informações são do Infomoney.
Com o título “Como Javier Milei está chocando o mundo”, a matéria explora a trajetória do autoproclamado “anarco-capitalista” até a presidência da Argentina.
“Milei se vê como um pioneiro em uma abordagem que se tornará um modelo global. ‘A Argentina se tornará um exemplo de como transformar um país em uma nação próspera’, ele afirma. ‘Não tenho dúvidas disso’”, relata a matéria.
A revista Time detalha a “terapia de choque”, como Milei nomeou suas medidas para recuperar a economia argentina. Essas medidas incluem o congelamento de projetos públicos, a desvalorização do peso em mais de 50% e a demissão de mais de 70 mil funcionários públicos.
No entanto, a revista também aborda como o pacote de austeridade está impactando os argentinos mais pobres, que enfrentam uma das inflações mais altas do mundo, chegando a quase 300% ao ano.
“Muitos argentinos foram forçados a carregar sacos de dinheiro, mesmo para pequenas transações; algumas lojas desistiram totalmente das etiquetas de preços. As medidas de Milei – cortando a ajuda federal, os subsídios aos transportes e à energia, e eliminando os controles de preços – fizeram com que o custo de vida disparasse”, diz a reportagem.