Foto: Rodrigo Mozelli [gerado com IA]/Olhar Digital/Reprodução.
Na quinta-feira (23), a Terra teve um encontro próximo com o asteroide 2024 HP. O objeto espacial, com um diâmetro de 180 metros – equivalente ao de um arranha-céu – passou a uma distância de apenas 5,9 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso é 15,4 vezes a distância média entre a Terra e a Lua – uma distância considerada curta em termos astronômicos, mas que não representou risco para a Terra. As informações são do Olhar Digital.
Asteroide Chega Perto da Terra!
O asteroide se aproximou da Terra às 14h (horário de Brasília). Membros do projeto Virtual Telescope conseguiram fotografar o corpo celeste durante sua aproximação. A foto foi tirada quando o 2024 HP estava a cerca de 5,9 milhões de quilômetros do nosso planeta.
“O telescópio acompanhou o movimento aparente do asteroide. Ele aparece como um ponto luminoso brilhante, indicado por uma seta branca, enquanto as estrelas deixam rastros brilhantes no fundo”, explicou Gianluca Masi, coordenador do Virtual Telescope.
A imagem acima foi obtida a partir de uma única exposição de 120 segundos, capturada remotamente com a unidade robótica Celestron C14+Paramount ME+SBIG ST8-XME. Como Masi apontou, a seta branca indica o asteroide.
Novo Asteroide Troiano Descoberto em Marte
Pesquisadores descobriram um novo asteroide compartilhando a órbita de Marte, elevando para 17 o total desses objetos seguindo a mesma trajetória que o planeta. Conhecido como asteroide troiano, ele tem uma órbita instável que pode fornecer mais informações sobre seu passado.