Foto: Reprodução.
Contrariamente ao que alguns anúncios falsos nas redes sociais sugerem, a Starlink não oferece nenhum plano de internet vitalício. Todos os planos disponíveis para o Brasil são mensais, conforme pode ser confirmado no site oficial da empresa. As informações são do UOL.
Os anúncios enganosos prometem internet da Starlink sem mensalidade, mas são, na verdade, golpes.
Detalhes do Post Enganoso
Vídeos manipulados estão sendo usados para disseminar a desinformação. Eles apresentam imagens e vozes alteradas do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e do geofísico e youtuber Sergio Sacani, este último durante uma entrevista no podcast Podpah.
No vídeo distorcido, ambos repetem o seguinte texto: “Elon Musk está distribuindo internet grátis no Brasil inteiro quase que de graça. Só é preciso pagar o plano da Starlink uma única vez que a antena chega diretamente na sua casa e funciona de qualquer lugar do mundo (…) O pagamento é feito uma única vez e você tem internet vitalícia”.
Os posts enganosos direcionam os usuários para um link suspeito.
Por que é Enganoso
A Starlink não oferece nenhum plano de internet vitalício. Todos os planos vendidos pela empresa no Brasil são baseados em pagamentos mensais, além do custo do equipamento. Os planos podem ser verificados no site oficial da empresa.
Os vídeos podem ser identificados como manipulados porque não há sincronia entre os movimentos labiais dos falantes e o texto que está sendo dito. Além disso, as vozes soam mecanizadas.
O Golpe
No site Reclame Aqui, há registros de consumidores que afirmam ter comprado o “plano vitalício” por R$ 184 e não receberam o produto. As reclamações são direcionadas à página oficial da Starlink. Em resposta a um consumidor, a Starlink afirmou que não se responsabiliza por compras feitas em sites de terceiros.
Origem dos Vídeos
O vídeo original do deputado usado no golpe foi postado em suas redes sociais em 25 de novembro de 2023. Nele, Nikolas Ferreira convoca aliados para um ato na avenida Paulista, em São Paulo.
Um dos vídeos usados para promover o plano falso é da participação de Sergio Sacani no podcast Podpah. Ele aparece no programa com a mesma roupa do vídeo usado no post enganoso, em um registro de abril de 2021.
Este conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica e AFP Checamos.
Outras Desinformações Envolvendo a Starlink
O UOL Confere recentemente desmentiu outras alegações falsas envolvendo a empresa de internet do bilionário Elon Musk. Entre elas, a de que a empresa estaria distribuindo internet de graça para quem respondesse a um quiz online e que seria o único serviço de internet disponível no Rio Grande do Sul após as enchentes.