Nesta sexta-feira, 24, Eder García, chefe dos bombeiros de Palma de Maiorca, capital da ilha espanhola, relatou que um restaurante de dois andares desabou devido ao “excesso de peso”. O trágico acidente resultou em quatro mortos, incluindo duas alemãs, e 16 feridos, alguns em estado grave.
Um restaurante de dois andares sofreu um colapso em Palma de Maiorca nesta quinta-feira (23), deixando ao menos quatro mortos e 16 feridos, disse a polícia. Segundo os serviços de emergência, o telhado do prédio desabou #LiveCNNBrasil pic.twitter.com/bRoInLFl0c
— CNN Brasil (@CNNBrasil) May 24, 2024
O incidente ocorreu no Medusa Beach Club, um estabelecimento à beira-mar no Mediterrâneo. Na noite de quinta-feira, o primeiro andar do restaurante-clube cedeu, afetando o térreo e o subsolo. As operações de resgate foram concluídas na manhã desta sexta-feira, e a polícia continua monitorando o local, agora em escombros.
García informou à televisão pública IB3, das Ilhas Baleares, que 20 vítimas foram confirmadas, sendo quatro delas fatais e as demais em diferentes estados de saúde.
Equipes de bombeiros foram enviadas ao local, e ambulâncias aguardavam para transportar os feridos aos hospitais. A polícia fechou a rua do restaurante para permitir que os trabalhos de resgate ocorressem sem interrupções.
As vítimas incluem duas alemãs, de 20 e 30 anos, uma trabalhadora espanhola de 23 anos e um senegalês de 44 anos. O vice-prefeito de Palma de Maiorca, Javi Bonet, revelou que as alemãs estavam de férias na ilha. O senegalês, por sua vez, era residente local e ficou conhecido por salvar um banhista de afogamento em 2017, uma história que repercutiu amplamente na mídia maiorquina.
As Ilhas Baleares, famosas por suas águas cristalinas e praias paradisíacas, são o segundo destino turístico mais visitado da Espanha, atrás apenas da Catalunha. Em 2023, receberam mais de 14 milhões de visitantes, de acordo com dados oficiais.