Em 6 de fevereiro de 2018, a SpaceX enviou ao espaço um carro esportivo fabricado pela Tesla. Nos últimos seis anos, o veículo orbitou o Sol quatro vezes e atualmente está se afastando da Terra a uma impressionante velocidade de 25.290 quilômetros por hora. No entanto, alguns cientistas alertam que o modelo Roadster pode colidir com nosso planeta no futuro.
De acordo com um novo estudo, o carro da Tesla apresenta muitas semelhanças com os asteroides próximos à Terra, que se movimentam pelo Sistema Solar através de repetidos encontros com planetas. Isso significa que existe uma pequena probabilidade de impacto (2%).
No entanto, os cientistas destacam que a situação envolvendo o veículo pode ser um pouco diferente. A equipe simulou a trajetória futura do Tesla e conseguiu determinar estatisticamente a probabilidade de colisão com os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra. O estudo foi publicado na revista Aerospace.
As conclusões dos pesquisadores indicam que o carro da Tesla tem aproximadamente 22% de probabilidade de atingir a Terra, 12% de chance de colidir com Vênus e uma probabilidade semelhante de atingir o Sol. No entanto, qualquer uma dessas opções só ocorreria daqui a milhões de anos.
O Tesla Roadster pessoal de Elon Musk, de cor cereja, foi projetado para servir como uma “carga útil fictícia” descartável durante a primeira missão do Falcon Heavy em fevereiro de 2018. Antes de seu lançamento, a SpaceX carregou o carro com vários ovos de Páscoa. Atrás do volante estava um manequim vestido com traje espacial, apelidado de Starman, e no painel havia uma placa que dizia “Não entre em pânico”, uma referência à famosa história de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Além disso, um dispositivo de armazenamento de dados continha as obras do escritor de ficção científica Isaac Asimov, e uma placa exibia os nomes de milhares de funcionários da SpaceX. Musk expressou a esperança de que, um dia, os humanos estabeleçam assentamentos em outros planetas do sistema solar e que seus “descendentes sejam capazes de trazer o carro de volta a um museu”.