foto: BBC
Uma pesquisa revelou que a água do oceano está avançando quilômetros abaixo da placa glacial Thwaites, conhecida como a “geleira do Juízo Final”, localizada na Antártida. Estudos indicam que seu colapso levaria a um aumento catastrófico no nível do mar.
A nova pesquisa, que utilizou dados de radar do espaço para realizar um raio-X da geleira, demonstrou que Thwaites está mais vulnerável ao degelo do que se imaginava. A passagem da água salgada do oceano mais quente pelo gelo causa um “derretimento vigoroso” na parte inferior da geleira, o que pode significar que as projeções globais de aumento do nível do mar estão sendo subestimadas. O estudo foi publicado na última segunda-feira (20) na Proceedings of the National Academy of Sciences.
A placa glacial Thwaites é a mais larga do mundo, com uma dimensão aproximada à da Flórida. No entanto, é também a mais vulnerável e instável da Antártida, principalmente porque o terreno em que se situa se inclina para baixo, permitindo que as águas oceânicas corroam seu gelo.
Até o momento, a geleira já contribuiu com 4% do aumento global do nível do mar. Entretanto, ela contém gelo suficiente para aumentar o nível do mar em mais de 60 centímetros. Cientistas apontam que, sendo uma barreira natural para o gelo circundante, seu colapso pode causar um aumento ainda maior no nível do mar, em torno de 3 metros.