Uma empresa de biomedicina anunciou planos para disponibilizar transplantes de cabeça nos próximos 10 anos. A startup BrainBridge, especializada em neurociência e engenharia biomédica, lançou um vídeo detalhando como será o primeiro transplante de cabeça, com o auxílio da inteligência artificial (IA).
“O objetivo de nossa tecnologia é ultrapassar os limites do que é possível na ciência médica e oferecer soluções inovadoras para aqueles que enfrentam condições potencialmente fatais”, afirmou Hashem al-Ghaili, biólogo molecular e diretor da empresa.
🤖 BrainBridge, the first head transplant system, uses robotics and AI for head and face transplants, offering hope to those with severe conditions like stage-4 cancer and neurodegenerative diseases… pic.twitter.com/7qBYtdlVOo
— Tansu Yegen (@TansuYegen) May 21, 2024
A ilustração digital da BrainBridge apresenta sua nova máquina de IA enxertando uma cabeça humana e colocando-a em um novo corpo saudável de um paciente com morte cerebral. A IA e as imagens em nível molecular seriam guias cirúrgicos para garantir o sucesso da operação, “eliminando o erro humano” e a degradação das células cerebrais.
Segundo a empresa, o transplante de cabeça resultaria em recuperações mais rápidas e resultados “tranquilos”. Robôs cirúrgicos de alta velocidade e precisão ajudariam a reconstruir o rosto, permitindo o uso total dos músculos faciais.
Com esse novo procedimento, o paciente seria capaz de manter suas próprias memórias, consciência e habilidades cognitivas. Os pesquisadores acreditam que a máquina de IA seria especialmente útil para pessoas que enfrentam doenças como paralisia, câncer, Alzheimer, Parkinson e outras.