A Espanha tomará a decisão de retirar “definitivamente” sua embaixadora na Argentina após o presidente do país, Javier Milei, recusar-se a pedir desculpas por seus comentários sobre a esposa do primeiro-ministro Pedro Sánchez, Begoña Gómez. Milei chamou Gómez de “corrupta”. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, nesta terça-feira (21/5).
Segundo informa O Globo, María Jesús Alonso Jiménez, a embaixadora espanhola em Buenos Aires, já havia sido chamada para consultas no domingo e agora permanecerá definitivamente em Madri. “Anuncio que estamos retirando nossa embaixadora em Buenos Aires”, disse ela.
Isso significa que a Argentina continuará sem um embaixador espanhol.
Albares aumentou a tensão com a Argentina depois que Milei, ao retornar de uma visita à Espanha, afirmou em entrevista ao canal TN que não pediria desculpas, apesar do pedido do primeiro-ministro Sánchez.
“Não vou pedir desculpas a ele em nenhuma circunstância”, declarou Milei, alegando que ele próprio foi atacado por funcionários do governo espanhol, que o chamaram de “xenófobo, racista, ultradireitista… negador da ciência e misógino”.