Durante uma ação do partido Ergue-te junto à sede nacional do Bloco de Esquerda, em Lisboa (Portugal), uma pessoa foi agredida nesta segunda-feira (20/5).
Os agressores, identificados com símbolos do partido nacionalista de extrema-direita e do grupo extremista Habeas Corpus, liderado pelo antigo juiz Rui Fonseca e Castro, foram flagrados em imagens exclusivas obtidas pela CNN Portugal, agredindo um homem em plena rua.
Um indivíduo que se aproximou de uma acção de campanha do Ergue-te, alegadamente para provocar, foi agredido.
— Alex B. (@maisumcarneiro) May 21, 2024
Em seguida, levantou-se e tentou novamente aproximar-se de Rui Fonseca e Castro.
Masoquismo no seu melhor. pic.twitter.com/PhE0zBOVdT
Rui Fonseca e Castro, cabeça de lista do Ergue-te nas eleições europeias, estava presente no momento das agressões, segurando um microfone.
Em resposta à CNN Portugal, o antigo juiz justificou a ação dos membros do partido, alegando que foram provocados pelo homem agredido.
A campanha foi interrompida e a tensão aumentou entre os envolvidos.
Alguns participantes nos confrontos vestiam camisolas associadas ao grupo Habeas Corpus, uma organização que, assim como o Ergue-te, afirma buscar a refundação da nação.
Essa não é a primeira vez que membros do partido se envolvem em altercações durante esta campanha. Na semana anterior, alguns integrantes do grupo e o próprio Rui Fonseca e Castro invadiram uma sessão de debate sobre questões de gênero em Cabeceiras de Basto.
Rui Fonseca e Castro ganhou notoriedade por publicar vídeos com mensagens negacionistas durante a pandemia de covid-19, principalmente em transmissões ao vivo no Facebook. Ele acabou sendo expulso da magistratura devido à disseminação de teorias da conspiração e informações negacionistas.