No domingo (19/5), o renomado ator Tony Ramos foi submetido a uma segunda cirurgia no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro. O procedimento, realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, teve como objetivo drenar hematomas no interior do crânio.
De acordo com um boletim divulgado pelo hospital, os hematomas intracranianos surgiram em decorrência de distúrbios de coagulação. Tony Ramos estava internado desde quinta-feira (16/5), quando apresentou sintomas e exames revelaram um sangramento cerebral.
O neurocirurgião Carlo Petitto, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explicou que a formação de hematomas após cirurgias é relativamente comum. Isso ocorre principalmente quando há distúrbios na coagulação sanguínea.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas para drenar esses hematomas. Algumas vezes, opta-se pela cirurgia aberta, enquanto em outras situações utiliza-se um dreno. Em casos mais complexos, pode ser necessário realizar uma cirurgia com corte maior e abertura no osso, o que prolonga o período de recuperação. No entanto, a perspectiva é de uma boa evolução e recuperação a médio prazo.