Foto: Reprodução.
Em uma partida da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, alguns “robôs humanoides” se juntaram ao público para assistir ao jogo entre Los Angeles Chargers e Miami Dolphins, no SoFi Stadium, em Inglewood, EUA.
Essa presença inusitada foi parte de uma campanha para divulgar o filme de ficção científica americano “The Creator”, que explora um conflito entre humanos e formas avançadas de inteligência artificial (IA).
Os “robôs” estiveram presentes no SoFi Stadium durante todo o jogo, foram exibidos no telão do estádio e se sentaram entre os demais espectadores nas arquibancadas. A confusão entre os torcedores sobre se eram atores ou verdadeiros robôs foi mantida pela empresa responsável pela ação, que optou por não esclarecer a dúvida.
Rogerio Gomes, analista de SEO da agência Incentiva, especializada em marketing digital e SEO, considera que, embora o evento tenha sido uma ação publicitária para promover um filme, ele destaca como as pessoas estão cada vez mais receptivas às diversas aplicações da inteligência artificial em sua vida diária.
“Além disso, os avanços tecnológicos sugerem que a ideia de ter robôs autônomos com IA integrada realizando tarefas específicas em nosso dia a dia não parece tão distante”, diz Gomes.
O especialista acredita que as empresas devem buscar cada vez mais formas de incorporar robôs e IA em suas operações, com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho.
“A inteligência artificial está sendo rapidamente incorporada em vários setores e aplicações, basta observar a quantidade de empresas que já utilizam atendimento automático ou chat com IA”, destaca o analista de SEO da Incentiva. “Além disso, em buscas na internet como ‘curso de fotografia profissional’, ‘advogado online’, ‘criar logo online’, ‘celular Xiaomi’ ou ‘maiores goleiros da história de times’, agora, em muitos resultados, o conteúdo também é gerado com o auxílio de alguma inteligência artificial”, acrescenta.
De acordo com um relatório da MarketsandMarkets, uma empresa global de pesquisa e consultoria de mercado, o mercado de IA deve crescer a uma taxa anual de 36,2% nos próximos quatro anos, alcançando o valor de US$ 407 bilhões em 2027.