A rede de pet shop brasileira Cobasi confirmou, nesta sexta-feira (17/5), a trágica morte de todos os animais que estavam em seu estabelecimento localizado no subsolo do shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os bichos perderam a vida após serem deixados para trás devido às enchentes que assolam praticamente todo o estado.
Segundo o Metrópoles, em uma publicação no Instagram, a empresa expressou suas condolências e anunciou que está revisando seus protocolos. A atitude de deixar os animais na loja após a evacuação gerou indignação entre os internautas. Um usuário criticou: “Negligentes! A Cobasi, sendo uma loja imensa, deveria ter um plano de evacuação para seus pets. Em caso de incêndio, o que se faz? Deixa os bichos pegarem fogo? Não é possível que vocês não tenham um plano de evacuação que proteja a vida dos animais que vocês comercializam.”
Outro internauta afirmou: “Nunca mais compro nada de vocês.” E questionou: “E os animais que ficaram para morrer na loja? Vocês tiveram aviso prévio e tempo hábil para tirá-los de lá. Mas decidiram tratar vidas como produtos!”
A Cobasi, por sua vez, explicou que seus funcionários seguiram as orientações das autoridades para evacuar o local imediatamente. Infelizmente, devido à gravidade e à duração da tragédia, não foi possível resgatar os animais. A empresa está revisando seus processos para melhor atuar em emergências futuras e continuará colaborando com ONGs de proteção animal para salvar vidas sempre que possível.
O estabelecimento não soube informar quantos bichos estavam no local.