Energia Elétrica (ANEEL) anunciou uma medida importante para os moradores de mais de 400 cidades brasileiras: a suspensão do pagamento da conta de energia elétrica por 90 dias. Cerca de 4,5 milhões de unidades residenciais serão afetadas por essa ação, que visa ajudar a população que enfrenta dificuldades. As informações são do portal FDR.
Essa decisão foi tomada durante a Reunião Pública da Diretoria da ANEEL na última terça-feira, 14. No Rio Grande do Sul, onde chuvas e enchentes causaram estragos, a suspensão será de 90 dias para as cidades afetadas. Já nas demais cidades do estado, a suspensão será de 30 dias. Além disso, as empresas fornecedoras de energia não poderão cortar o fornecimento para residências com contas atrasadas.
Confira outras ações da ANEEL no Rio Grande do Sul:
- Encerramento do fornecimento de energia elétrica em residências destruídas, sem emissão da fatura sobre o consumo residual.
- Não aplicação de juros ou multas por atraso no pagamento da conta de energia.
- Atendimento precário em postos durante 3 meses.
- Flexibilização do pagamento de compensações ao consumidor e demais usuários nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, durante todo o período de vigência do Decreto de Calamidade Estadual.
- Prorrogação dos prazos para serviços comerciais.