Foto: Reprodução/Redes sociais
Harris Wolobah, de 14 anos, faleceu nos Estados Unidos após participar do ‘desafio do salgadinho picante’, que envolve consumir uma tortilha com alta concentração de capsaicina, um composto químico encontrado na pimenta-malagueta. O adolescente, que tinha um problema cardíaco congênito, aceitou o desafio “One Chip Challenge” da empresa Paqui, que consiste em comer um salgadinho de milho temperado com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, conhecidas por serem extremamente picantes.
O incidente ocorreu em setembro de 2023. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória causada pela ingestão de capsaicina em alta concentração, conforme confirmado pelo legista-chefe do Estado de Massachusetts, EUA, em 16 de março.
O salgadinho era comercializado em uma embalagem que imitava um caixão. Após a morte de Wolobah, a Paqui voluntariamente retirou o produto do mercado.
A pimenta Carolina Reaper é apenas um pouco menos picante que o spray de pimenta na escala Scoville, que mede a pungência das pimentas, enquanto a Naga Viper alcança aproximadamente 1,2 milhão de unidades de calor na mesma escala, muito acima dos cerca de 5 mil de uma pimenta jalapeño.
‘Desafio do salgadinho picante’ era destinado a adultos
Um representante da Paqui declarou ao canal de televisão CNN que o “One Chip Challenge” era destinado somente a adultos, com avisos claros e destacados na embalagem que alertavam para o fato de que o produto não era adequado para crianças, pessoas sensíveis a alimentos picantes ou com condições de saúde preexistentes.
“Observamos um aumento nos relatos de adolescentes e outras pessoas que ignoravam esses avisos”, disse o porta-voz. “Por isso, mesmo o produto estando de acordo com os padrões de segurança alimentar, decidimos retirá-lo das prateleiras em setembro de 2023 como medida de precaução.”
Ele também mencionou que o desafio foi descontinuado. A empresa promete reembolsar os clientes que compraram o salgadinho em 2023 e ainda não o consumiram.