A famosa Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci, continua a intrigar o mundo com seu enigmático sorriso. Após mais de 500 anos desde sua criação, muitos elementos do retrato permanecem envoltos em mistério.
Recentemente, a geóloga e historiadora da arte renascentista, Ann Pizzorusso, acredita ter solucionado um desses enigmas: o local onde a pintura foi criada. Segundo informações da BBC, sua experiência a levou a identificar a paisagem retratada na obra. Uma ponte do século 14, visível ao fundo da personagem, indica que o cenário é a cidade italiana de Lecco, às margens do Lago Como, na região da Lombardia.
Pizzorusso apresentou suas descobertas em uma conferência no norte da Itália, combinando suas duas áreas de especialização. Ela não vê Leonardo apenas como um artista, mas também como “um grande geólogo”. A precisão geológica nas pinturas de Leonardo, especialmente em relação a pedras e botânica, é uma de suas marcas registradas.
Seguindo os passos de Leonardo até sua visita à cidade há 500 anos, Pizzorusso pôde reconhecer a paisagem mesmo após tanto tempo. Durante anos, historiadores da arte tentaram identificar a ponte na pintura da Mona Lisa, que é comum em várias cidades italianas. Pizzorusso destaca que não basta apenas encontrar uma ponte; é necessário considerar a geologia e o lago. E foi exatamente isso que a levou a relacionar as características geológicas da pintura a Lecco, onde acredita que o retrato mundialmente famoso foi pintado.
A cordilheira ao fundo da Mona Lisa representa os Alpes, que Leonardo visitou. Além disso, a ponte em questão é a Azzone Visconti, construída no século 14. Pizzorusso utilizou ferramentas de geolocalização, como Google Maps, Google Earth e drones, para confirmar a localização.
Enquanto outras teorias sugeriam diferentes locais, como Bobbio e a província de Arezzo, Pizzorusso conseguiu unir todas as peças do quebra-cabeça. O pintor Leonardo da Vinci não era apenas um artista, mas também um escultor, engenheiro, cientista, matemático e inventor. Suas descobertas, há mais de 500 anos, continuam a influenciar nossa forma de viver até hoje.