Na terça-feira (14), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, um ladrão tentou assaltar uma enfermeira na calçada. O empresário Luciano Campideli, de 44 anos, que mora no mesmo bairro onde o crime ocorreu, percebeu o nervosismo da vítima e agiu rapidamente. Ele deu marcha a ré em sua caminhonete, atropelando o assaltante e evitando que ele continuasse ameaçando a mulher. O flagrante foi registrado pelas câmeras de segurança do Bairro Umuarama.
Motorista age rápido e salva mulher de assalto após dar ré no bandido pic.twitter.com/lh9jNGEdQD
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) May 16, 2024
Luciano, em entrevista, destacou a importância de coragem e empatia: “A gente precisa ter coragem e amor ao próximo. Não dá para passar por situações como essa e não fazer nada, poderia ser alguém da minha família.” Ele também revelou que essa não foi a primeira vez que agiu em situações semelhantes. Em fevereiro, ele ajudou a impedir um assalto no Centro de Uberlândia. Após atropelar o ladrão, Luciano saiu do carro para imobilizá-lo, mas percebeu que a arma que o assaltante portava era real e voltou para o veículo.
O delegado-chefe da Polícia Civil de Uberlândia, Marcos Tadeu de Brito, informou que o caso será apurado por inquérito. A ação do motorista pode ser considerada legítima defesa de terceiros, uma excludente de antijuridicidade.
Felizmente, a enfermeira não teve seus pertences roubados e não ficou ferida. O ladrão, após ser atropelado, fugiu do local mancando e ainda sacou a arma, mas não atirou contra as vítimas. As autoridades estão em busca do criminoso.