O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, encontra-se sob medida cautelar no presídio de Tremembé 2, em São Paulo, após ser responsabilizado pelo acidente que resultou na morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos, em 31 de março, na Zona Leste da cidade. Sastre Filho integra o grupo de detentos midiáticos na Penitenciária II de Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”.
Inaugurada em 1955, essa unidade prisional possui mais de 8 mil metros quadrados de área construída e oferece diversas atividades aos detentos. Além de um campo de futebol e uma horta, há espaço para fabricação e reforma de aparelhos diversos, uma igreja, biblioteca e salas de aula.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Tremembé 2 tem capacidade para 584 presos, mas atualmente abriga 469 detentos em regime semiaberto, prisão por pensão alimentícia ou aguardando julgamento.
Segundo informações da CNN, as atividades oferecidas são opcionais e incluem oficinas de teatro, aulas de inglês, práticas religiosas e ensaios musicais. A unidade também possui parcerias com empresas que contratam mão de obra carcerária, oferecendo oficinas de reforma de móveis, corte de tecidos para uniformes e fabricação de peças para box, portas e janelas de vidro.
Dentre os detentos famosos em Tremembé 2, destacam-se:
- Robinho: Ex-jogador preso desde março deste ano, após condenação na justiça italiana por estupro.
- Lindemberg Alves: Condenado a 98 anos por sequestro e homicídio da ex-namorada Eloá Cristina em 2008.
- Cristian Cravinhos: Condenado a 38 anos e 6 meses pelo assassinato dos pais da ex-cunhada Suzane Von Richthofen.
- Gil Grego Rugai: Condenado a 33 anos e 9 meses pelo homicídio do próprio pai e madrasta em 2004.
- Alexandre Nardoni: Cumprindo pena pela morte da filha Isabella em 2008, ele obteve progressão de pena e agora está em liberdade.