Hoje, quinta-feira, 16, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo dos cinco metros. Essa é a primeira vez desde segunda-feira, 13, que o nível do Guaíba atinge essa marca.
🌊 Nível do Guaíba
— Ceic Porto Alegre (@CEIC_POA) May 16, 2024
📏 Cais Mauá
Cota atual: 4,98m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3m
Informação obtida às 5h15 por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
A previsão é de chuva para o Rio Grande do Sul. Após a passagem de uma frente fria pelo estado, o tempo permanecerá instável, e as temperaturas não devem subir significativamente. De acordo com a Metsul Meteorologia, o sol aparecerá com nuvens em várias regiões, mas a instabilidade provocará chuva pela manhã no norte gaúcho. No final do dia, a chuva também atingirá áreas do centro do estado.
A expectativa é que a precipitação nas regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul alcance entre 50 e 100 milímetros, especialmente na Serra Gaúcha.
Tragédia das Chuvas no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do estado registrou 149 óbitos e 108 desaparecidos devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Além disso, 806 pessoas ficaram feridas. Com 452 municípios afetados e mais de 2,1 milhões de pessoas impactadas pelas enchentes, o estado conta com 538.126 desalojados, dos quais 76.580 estão em abrigos. Até o momento, 76.588 pessoas e 11.427 animais foram resgatados das áreas inundadas.
Auxílio Financeiro para Famílias Afetadas
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que o governo repassará um auxílio no valor de 5,1 mil reais para cada família gaúcha que perdeu seus bens e móveis durante as enchentes. Estima-se que mais de 200 mil famílias serão beneficiadas, totalizando um investimento de aproximadamente 1,2 bilhão de reais.