Uma massa de ar polar se aproxima do Rio Grande do Sul, resultando em uma queda brusca nas temperaturas e a possibilidade de geadas em algumas regiões do estado e em Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de “Perigo” para geadas no Sul, com temperaturas mínimas entre 3°C e 0°C. Na região da Campanha e Serra do Sudeste, as mínimas podem chegar a cerca de 2°C. A passagem da frente fria também pode trazer chuva fraca isolada para São Paulo e o Rio.
Na capital gaúcha, Porto Alegre, o ar frio e seco ganha força, e o amanhecer pode registrar mínimas entre 0°C e 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns locais. Na terça-feira, a capital já havia registrado a menor temperatura do ano, com 10°C. Além disso, durante a tarde, as temperaturas permanecerão baixas na maior parte do estado.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, destaca que há tendência de as temperaturas chegarem a 0°C nesta quarta-feira. Na região da Campanha e Serra do Sudeste, as mínimas também ficarão em torno dos 2°C.
Para hoje, não há previsão de chuva para o Rio Grande do Sul, exceto para o extremo nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná, onde ocorrerão chuvas isoladas sem volumes significativos.
Alertas emitidos pelo Inmet para esta quarta-feira — Foto: Reprodução
As chuvas devem retornar ao estado gaúcho, do centro ao norte, na quinta-feira, mas sem volumes expressivos. A parte leste de Santa Catarina também será afetada. Já na sexta-feira, a passagem de um novo sistema frontal pode provocar chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a onda de calor está perdendo força, mas algumas áreas ainda terão temperaturas elevadas. O instituto emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para o declínio de temperaturas em parte de São Paulo. No Rio de Janeiro, a previsão é de chuva fraca a moderada isolada, enquanto em São Paulo, o dia será nublado com chuva ao longo do dia.
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul registrou uma virada no tempo com a entrada de ar frio e umidade. As temperaturas devem cair em boa parte do estado, e há possibilidade de chuva em algumas regiões. Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a máxima será de 30°C.
Região Nordeste:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas no Maranhão, Piauí, norte e noroeste do Ceará, além da região metropolitana de Fortaleza. A previsão é de chuvas para o norte cearense, a região metropolitana de Fortaleza, parte do Rio Grande do Norte e o norte do Maranhão. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 70 mm.
Na costa leste, as instabilidades devido ao transporte de umidade do oceano para o continente favorecerão a ocorrência de chuvas, que podem superar 40 mm. No interior da região, o tempo será quente e sem chuva.
Região Norte:
O calor e a alta umidade devem provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com volumes maiores que 60 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no centro norte do Amazonas, oeste do Acre, Roraima, norte do Pará e do Amapá, com volumes que podem superar 70 mm. Nas demais áreas, os volumes serão inferiores a 40 mm, e em algumas localidades do Tocantins e sul do Pará, não há previsão de chuva. Todo o norte da região está em alerta para tempestades nos próximos dias. O Inmet emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas nas localidades, válido até às 10h desta quarta-feira.
De acordo com o instituto, pode chover até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.