O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) anunciou que acionará a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar a suposta “milícia digital” comandada pela primeira-dama Janja. Além disso, ele convocará o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para comparecer à Comissão de Comunicação da Câmara.
Sobre a denúncia da Michele Prado acerca da Milícia digital do Governo e da Janja, fui informado por ela que o convite não será aceito. Contudo, continuaremos atuando para averiguar estas condutas que são consideradas Gravíssimas. Além do convite da Sra. Michele Prado que será…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 14, 2024
A denúncia foi feita pela pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Michele Prado, que alega que Janja criou uma “milícia digital” ainda mais “nociva” do que o suposto “gabinete do ódio” do governo anterior. Segundo Michele, a primeira-dama estaria manipulando a opinião pública conforme seus interesses.
Nikolas Ferreira reforçou a gravidade das acusações e afirmou que continuará atuando para investigar esses fatos. A denúncia surgiu após uma troca de mensagens no Twitter/X entre Michele e o ministro Paulo Pimenta, que mencionou o aumento de “fake news” no Rio Grande do Sul durante as enchentes.
Entrarei com um requerimento na comissão de comunicação, para convidar a Jornalista Michele Prado, para prestar esclarecimentos sobre suas alegações de
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 14, 2024
– milícia digital criada pela 1ª dama
– gabinete do ódio
– manipulação da opinião pública realizada por meios de… pic.twitter.com/nc2eLYuJZE
Michele, que fazia parte de um grupo de pesquisa, contestou a informação divulgada por uma jornalista da GloboNews e foi posteriormente desligada da equipe.