Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) fizeram críticas à ausência do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no debate entre presidenciáveis da CNN, que acontece neste sábado (24), às 18h15.
Pleiteando a reeleição, Bolsonaro disse com exclusividade ao repórter da CNN Leandro Magalhães que o não comparecimento do petista é “estratégia”.
“Isso é estratégia dele. Ele tem muito a se explicar. Fala uma besteira atrás de outra.”
Já Ciro Gomes, em coletiva, disse que ausência de Lula pode indicar três leituras. “A primeira, é a ideia de que já ganhou e não precisa de mais ninguém. A segunda, de que não tem o que dizer. A terceira, e a pior, é o candidato não ir porque tem muito a esconder.” A informação é da CNN Brasil.
Lula justificou ausência no evento por suposta demora na formação de um pool de veículos para a realização do confronto. O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja recebeu com surpresa nesta sexta-feira a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente.
Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, NovaBrasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.
Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente e-mail às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A
campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.
O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate. O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.
A candidata do MDB à Presidência Simone Tebet afirmou, em evento neste sábado, que entende a sua participação no debate como um dever e uma obrigação e que “quem quer voto tem que se apresentar ao Brasil”. “É isso, vai ser, tenho certeza, um bom debate e a democracia brasileira vai agradecer e tenho certeza que isso também pode alterar o resultado das eleições na semana que vem”, completou.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá neste sábado (24), a partir das 18h15, com programação especial a partir de 16h30.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.