O partido Novo afirmou em seu perfil no X (ex-Twitter) nesta segunda-feira (13 de maio de 2024) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizará a tragédia no Rio Grande do Sul para “justificar o péssimo resultado nas contas públicas nos próximos anos”.
🚨Alerta de narrativa
— NOVO 30 (@partidonovo30) May 13, 2024
O governo Lula vai usar a tragédia no Rio Grande do Sul para justificar o péssimo resultado nas contas públicas dos próximos anos.
Não esqueça:
– As contas já eram insustentáveis desde o ano passado.
– O auxílio prometido aos gaúchos ainda é discreto. pic.twitter.com/x5hKVWXxDt
A sigla ressaltou que as contas já eram insustentáveis desde o ano passado e que o auxílio prometido aos gaúchos ainda é discreto.
Na quinta-feira (9 de maio de 2024), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um pacote de novas medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul, totalizando R$ 50,9 bilhões. Essa etapa tem como foco atender trabalhadores assalariados, beneficiários de programas sociais, produtores rurais, empresas e municípios.
A reconstrução do Rio Grande do Sul vai demandar muito trabalho e investimentos.
— NOVO 30 (@partidonovo30) May 13, 2024
Por isso cuidar das contas é tão importante.
Se o governo cortasse os gastos desnecessários, não teria dificuldade de investir no que é essencial: ajudar os gaúchos nesta emergência. pic.twitter.com/Wsp8he0Eq5
O partido Novo sugere que o governo evite “desperdiçar recursos com o supérfluo” para não faltar o essencial. Como exemplos de gastos desnecessários, citam o aumento para juízes, o fundo eleitoral e a lei Rouanet, enfatizando que esses custos são significativos e fazem falta.