Uma pesquisa da Genial/Quaest revelou o cenário eleitoral para 2026, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como protagonistas. Segundo o levantamento, Lula tem 46% das intenções de voto, enquanto Tarcísio marca 40%, considerando um cenário em que ele seja escolhido como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na simulação de disputa direta entre Lula e Tarcísio, 8% dos entrevistados disseram que votariam em nulo ou branco, e 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada por meio de 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Entre os entrevistados, 55% afirmaram que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026, enquanto 42% pensam o contrário, e 3% não opinaram.
A avaliação de que Lula merece um novo mandato é majoritária (74%) entre os que votaram no petista no segundo turno de 2022. Por outro lado, entre os eleitores que optaram por Bolsonaro, 93% são contra essa ideia.
A pesquisa também explorou quem seria o melhor adversário para enfrentar Lula caso Bolsonaro não possa concorrer. Num cenário mais amplo, quando apresentados nomes da esquerda e da direita, 47% disseram que votariam em Lula, enquanto 49% não o fariam. Tarcísio marcou, respectivamente, 28% e 30%.