Em janeiro do ano passado, o empresário Luiz Carlos Bassetto protagonizou um incidente no banheiro do aeroporto de Brasília ao hostilizar o advogado Cristiano Zanin. No entanto, Bassetto agora se retratou publicamente pelas ofensas e ameaças proferidas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) quando ainda atuava como advogado.
Empresário que hostilizou Zanin em banheiro de aeroporto pede desculpas pelas ofensas pic.twitter.com/zOcQLE0bYm
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) May 12, 2024
No vídeo divulgado, Bassetto declarou: “Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus as palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa exigir, pelo contrário, um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência.”
A retratação de Bassetto foi enfática e consciente, abrangendo também um pedido de desculpas à advocacia como um todo. Ele reconheceu que suas ações foram direcionadas a um advogado que, na ocasião, estava apenas exercendo regularmente sua profissão.
O ataque a Cristiano Zanin ocorreu no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, no dia 11 de janeiro de 2023, quando Zanin ainda atuava como advogado em defesa do ex-presidente Lula. Durante o incidente, Bassetto utilizou termos como “corrupto”, “bandido”, “safado” e “vagabundo”. Por sua vez, o então advogado Zanin manteve a serenidade, não respondendo às provocações e se retirando do local.