Um concurso público realizado em Nazário, cidade do oeste goiano, foi suspenso após o secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar para um dos cargos. A juíza Ana Tereza Waldemar da Silva determinou a suspensão em caráter de urgência, considerando a “evidente suspeita de graves irregularidades”.
A Prefeitura de Nazário, por meio de nota, informou que ainda não foi intimada sobre a decisão judicial. A Comissão Organizadora do Certame afirmou que todos os atos do concurso seguiram os princípios da legalidade, moralidade, publicidade e transparência (leia a nota completa no final da reportagem).
De acordo com a decisão da Justiça, obtida pela TV Anhanguera, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) ajuizou uma ação civil pública descrevendo que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, foi responsável pelo fechamento do contrato com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).
Concurso público é suspenso após secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar em Nazário — Foto: Montagem/g1
O G1 solicitou posicionamento ao Instituto de Tecnologia e Educação por e-mail e mensagem nesta sexta-feira (10), às 9h17, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Detalhes do Concurso:
- As provas para o preenchimento de vagas no quadro de cargos efetivos do Poder Executivo de Nazário ocorreram em 14 de janeiro deste ano.
- Em 30 de janeiro, foi publicado o resultado preliminar da prova objetiva, mas ainda não houve a homologação.
- Elvis Denes foi aprovado em 1º lugar para o cargo de escriturário, com salário de R$ 1.653,32.
- No total, havia 2 vagas para contratação e 12 para cadastro reserva.
- O secretário obteve 88 pontos no concurso, sendo 100 a pontuação máxima.
Segundo a ação do MP-GO detalhada na decisão, o fato “causou surpresa aos candidatos e resultou em inúmeras denúncias perante o órgão ministerial”. A ação pediu a anulação do concurso, mas a juíza optou por suspendê-lo para evitar prejuízos ao município e aos candidatos, considerando o risco que a homologação do resultado poderia causar ao patrimônio público e aos candidatos possivelmente prejudicados.
Nota Prefeitura de Nazário
A Prefeitura Municipal de Nazário-Goiás, vem por meio desta, informar que não foi intimada acerca de quaisquer liminares, ou fatos noticiados nasmídias sociais sobre a DETERMINAÇÃO PARA SUSPENSÃO DO CONCURSO PÚBLICO referente ao Edital nº 001/2023.
Destarte, a Comissão Organizadora do Certame afirma que todos os atos do concurso foram pautados nos Princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e principalmente da TRANSPARÊNCIA!
A Comissão Especial do Certame da Prefeitura Municipal de Nazário fica à disposição de qualquer interessado, para sanar dúvidas, apresentar informações e esclarecimentos sobre o Concurso Público.
Com informações de G1