A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma medida temporária para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul: liberou a venda e doação do álcool etílico líquido 70%.
A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 865/2024, que será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (10/5), visa facilitar o acesso a esse produto eficaz contra a proliferação de microrganismos.
Segundo a reguladora, essa medida é essencial neste momento, pois algumas vítimas podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos e antissepsia das mãos, entre outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes. A decisão é válida até 31 de agosto, e a comercialização fica permitida até 90 dias após o término desse prazo.
Em abril, a Anvisa havia proibido a venda do álcool 70% na forma líquida. A justificativa era que o produto, embora eficaz na desinfecção, é altamente inflamável e pode aumentar o risco de acidentes domésticos. Vale ressaltar que a comercialização do álcool em gel 70% ainda é permitida.