foto: Reprodução
A Globo voltou a ser acusada de estar prestando um jornalismo com linha editorial semelhante ao de assessoria de imprensa, em favor do governo Lula. Nesta quinta-feira (9), internautas se revoltaram contra declarações proferidas pela jornalista Daniela Araújo, da Globo News, que adotou um tom eufórico, militante e enviesado contra civis que têm criticado a atuação do poder público e, de certa forma, até mesmo minimizando também o protagonismo e linha de frente dos voluntários que têm assumido os resgates na tragédia do Rio Grande do Sul desde o início das fortes chuvas que acometeram o estado gaúcho.
Na edição desta quinta, Daniela usou parte da grade da programação para instruir os telespectadores a detectarem o que, segundo ela, seriam os pilares das ‘fake news’ em andamento sobre s tragédia no RS.
“São três eixos principais, segundo os especialistas, tá? Eles têm ali. Primeiro eixo é o de dizer que o Estado nada faz. Então, o que que eles usam? Então, se você vir isso, desconfie. O primeiro eixo de fake news? O Estado nada faz. O que eles dizem? Eles usam vídeos falsos, descontextualizados, para dizer que quem está salvando o Rio Grande do Sul no braço são os voluntários, são os civis. A palavra mestra, e aí eu vou pedir para você salvar esse termo, chama-se cauda longa para quem estuda internet, é: ‘civil salva civil’. É pra dizer que o Estado é lento, que o Estado não chega, que o Estado é preguiçoso, que o Estado nada tá fazendo”, inicia Daniela.
Na sequência, ela faz um segundo apontamento. “A outra ideia que tá centralizada no disparo de fake news, e aí você tem diversas fake news com essa mesma ideia, é a de que o Estado atrapalha. Então, nesse eixo, o primeiro eixo é o governo não aparece, não veio. Mentira. O outro eixo é esse, o Estado atrapalha. As agências de checagem estão trabalhando como loucas”, alega a comunicadora.
A fala da jornalista não agradou o público, que rapidamente foi às redes sociais boicotar o posicionamento veiculado na GloboNews. O nome dela chegou a alcançar os assuntos mais comentados d