Policiais rodoviários federais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) de Santa Catarina, que estão no Rio Grande do Sul desde segunda-feira (6), já participaram de cerca de 100 ações de resgate e salvamento.
Os 12 PRFs do NOE/SC se uniram ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil do RS. Embarcados em lanchas, eles estão vasculhando bairros da capital e cidades próximas a Porto Alegre em busca de pessoas e animais isolados. Alguns são encontrados visualmente, enquanto outros são localizados por meio de sons, como gritos de socorro e latidos dos animais.
Os resgatados estão sendo levados ao posto de apoio na Usina do Gasômetro, às margens do rio Guaíba, onde recebem água, comida e abrigo.
O NOE é um grupo especializado da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, que ocasionalmente utiliza uniforme tático camuflado. Esse agrupamento é responsável por atender demandas de maior complexidade e alto risco, além de prestar apoio a outros órgãos no combate ao crime e em situações especiais, como a tragédia que afetou o Rio Grande do Sul.