Um trem desenvolvido pela empresa chinesa Casic atingiu velocidades impressionantes durante a realização de testes, tornando-se o mais rápido do mundo. O T-Flight ainda está em fase de desenvolvimento e deve superar (e muito) os famosos trens-bala.
Trem mais rápido do mundo
Trem usa sistema de magnetismo para aumentar velocidade (Imagem: reprodução/Casic)
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes.
O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo.
O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Isso possibilitaria viagens de trens mais rápidas do que de avião (um voo de cruzeiro alcança velocidades de até 850 km/h) e por preços muito mais acessíveis.
O T-Flight ainda não realiza viagens oficiais e não há previsão para o lançamento oficial da tecnologia.
Tecnologia Hyperloop permite atingir velocidades assustadoras
A tecnologia por trás de tamanha velocidade se chama Hyperloop. O sistema de magnetismo impulsiona o trem para frente, sem que ele toque nos trilhos, diminuindo o atrito e aumentando a velocidade máxima. É quase como se o trem chinês voasse rente ao chão. Por isso ele recebeu o nome T-Flight.
O Hyperloop é um projeto que foi concebido pela primeira vez pelo bilionário Elon Musk, em 2013. No entanto, ele acabou desistindo da ideia.
O resultado do teste foi comemorado pelas autoridades chinesas, que destacaram que trens Maglev (que usam o mesmo sistema) já circulam no país desde 2003. Eles fazem a conexão entre o aeroporto e a cidade de Xangai, atingindo uma velocidade máxima de 460 km/h e percorrendo uma distância de 30 km em menos de oito minutos. As informações são da CNBC.