foto: Divulgação
Edição de domingo (5) incomodou a direção, que reconheceu cobertura aquém do possível
Após a edição do Fantástico no domingo (5) e do Jornal Nacional no último sábado (4), a Globo realizou uma mudança de direção em sua cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul, o que causou incômodo na direção de jornalismo da emissora.
As críticas internas foram especialmente direcionadas à edição do Fantástico comandada por Maju Coutinho e Poliana Abritta. Na ocasião, a revista eletrônica optou por dedicar mais tempo à cobertura do show da cantora Madonna no Rio de Janeiro do que aos acontecimentos no estado gaúcho.
Dos 2h38 de conteúdo do Fantástico, apenas 25 minutos foram destinados às enchentes no Rio Grande do Sul, enquanto pautas relacionadas à cantora pop ocuparam 33 minutos no ar. O F5 apurou que mudanças foram realizadas na edição do programa para dar mais espaço às notícias relevantes, incluindo a exclusão de um dos seis VTs programados sobre Madonna e o adiamento de uma entrevista com Susana Vieira sobre o lançamento de sua biografia.
Entretanto, parte da direção considerou que as reportagens veiculadas não transmitiram adequadamente a gravidade da situação e que o Fantástico ficou aquém do esperado, especialmente em comparação com outras emissoras de televisão. Enquanto a Record dedicou 70 minutos do Domingo Espetacular para abordar as enchentes, a Globo foi criticada por manter pautas não relacionadas ao tema, como uma série sobre animais e um VT sobre um filme biográfico.
Além disso, o encerramento descontraído do Jornal Nacional no sábado (4), com os apresentadores Hélter Duarte e Ana Paula Araújo rindo após uma reportagem sobre o show de Madonna, gerou descontentamento interno. A Globo reconheceu internamente que deveria ter encerrado a edição de forma mais sóbria.
Apesar das críticas, a emissora defendeu seu trabalho, destacando que já havia coberto o assunto na semana anterior. A afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, RBS TV, interrompeu toda a programação nacional para exibir uma cobertura local dos fatos. Ademais, profissionais renomados foram enviados para cobrir os acontecimentos diretamente no estado, incluindo nomes como Ana Paula Araújo, William Bonner e Patrícia Poeta.
A cobertura estendeu-se para outros programas da emissora, como o Profissão Repórter e o Globo Repórter, que prepara um programa sobre emergência climática para o próximo fim de semana, abordando as enchentes. A GloboNews também enviou profissionais para a região, intensificando sua cobertura dos desastres naturais.
Ainda há planos de deslocar mais equipes de reportagem para o Rio Grande do Sul nos próximos dias, conforme orientação da direção de jornalismo da Globo. Até o momento, a emissora não se posicionou sobre as críticas internas.